Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



domingo, 2 de outubro de 2011

Biodiversidade


Biodiversidade é um conceito recentemente introduzido dentro da ecologia, com a crescente preocupação ambiental e, significa diversidade, ou seja, o número de espécies distintas sejam elas animais, plantas e/ou microorganismos que compõem um determinado ecossistema ou mesmo o próprio planeta.
Desta forma, toda a variedade de vida que compõe um determinado local ou todo o mundo pode ser chamada de biodiversidade.

Níveis e divisões da biodiversidade

A biodiversidade é vista em dois níveis:

*Todas as formas de vida;
*As inter-relações entre a vida e o meio(ecossistemas);

A biodiversidade pode ser dividida em:

*diversidade genética(diversidade de genes);
*diversidade específica(diversidade das espécies animais, vegetais e outras) e a
*diversidade dos ecossistemas.

Principais ameaças à biodiversidade

*Poluição em geral;
*O uso excessivo dos recursos naturais;
*Expansão da fronteira agrícola;
*Expansão urbana e industrial;
*Desenvolvimento sem controle das nações em todo mundo;
*Exploração excessiva de algumas espécies(levando as à extinção);
*Caça predatória;
Biopirataria.

O Brasil é o país com a maior diversidade biológica do mundo. Muitas das espécies brasileiras são exclusivas no mundo.

Biomas

A superfície terrestre apresenta, em toda sua extensão, uma grande diversidade de habitat, que leva a uma grande variedade de seres vivos(biodiversidade). Essa biodiversidade é decorrente da capacidade das espécies de se adaptarem às condições locais, por isso regiões de condições diferentes apresentam espécies distintas.


Biomas Brasileiros

*Bioma Floresta Amazônica - Ocupa a região Norte do país, é a maior floresta tropical do mundo. É constituida por uma enorme variedade de espécies, estima-se que abrigue 20% de todas as espécies do mundo e 1/5 de toda a água doce do planeta, é a principal fonte de madeira de florestas nativas do Brasil.

*Bioma Caatinga - Compreende a área principal do semi-árido, ou seja, todos so estados do nordeste brasileiro e também se estende até o norte de Minas Gerais. O Sertão nordestino é caracterizado pela ocorrência da vegetação mais rala do semi-árido, a Caatinga(Mata Branca). Apresenta três estados, de acordo com o tamanho das árvores: arbóreo(8 a 12m); arbustivo(2 a 5m) e o herbáceo(menos de 2m). A perda das folhas da vegetação é estratégica, sem folhas as plantas reduzem a superfície de evaporação quando falta água. Atualmente há um alto grau de degradação com risco de desertificação. Lá vive as duas aves de maior risco de extinção: a ararinha-azul e a arara-azul-de-lear.

*Bioma Cerrado - É composto por árvores altas e de composição distinta(Cerradão/ Brasil Central, possui árvores baixas e esparsas/ Campo Cerrado, com redução da densidade arbórea). É cortado por três das maiores bacias hidrógraficas da América do Sul: Tocantins-Araguaia, São Francisco e do Prata.

*Bioma Mata Atlântica - Cobria 12% do território nacional, originalmente cobria toda a costa Nordeste, Sudeste e Sul, atualmente 93% da área está devastada. Espécies de árvore imponentes são encontradas no que ainda resta dets bioma.

*Bioma Pantanal(Mato-Grossense) - Patrimônio natural brasileiro. Maior área úmida continental do planeta com grande biodiversidade. Possui chuvas fortes, as cheias chegam a cobrir até 2/3 da área pantaneira.Ainda é uma região pouco expolorada, em relação as outras, mas sofre com a agricultura.

*Bioma Pampas(Gaúcho) - Possui vegetação herbácea dos campos variando entre 10 a 50cm de altura. É contituida pelas matas das araucárias ou pinheiro-do paraná(Mata dos Pinhais). Atualmente a agricultura(milho, arroz), pecuária e indústria reduziram a Mata dos Pinhais a 2% da cobertura nativa.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aula de Campo - 6ºano /Biomas brasileiros





Na última quinta - feira, dia 15.09.2011,houve uma aula de campo com a turma do 6º ano da E.M.E.F. Antonia Irene Martins Araújo localizada no Sítio Cajueiros - Parque de Exposição, onde eles puderam observar as características da vegetação local e, assim perceber a qual bioma pertencem. Observaram também os tipos de rios (riachos)presentes na localidade,Viram e puderam analisar as queimadas e desmatamentos, como esses podem causar impactos no meio ambiente.

Professora Aninha Martins

terça-feira, 12 de julho de 2011

Tipos de nuvens mais comuns:








As nuvens são conjunto de partículas de água (líquida e/ou gelo), são consideradas como líquidas (formadas por gotículas de água); sólidas (formadas por cristais de gelo)ou mistas (formadas por gotículas de água e cristais de gelo) e são classificadas com base na aparência e altitude:

* Cumolonimbus- são grandes, com grande quantidade de água e de trovoadas.

* Stratus- são nuvens baixas, cobrem largas faixas horizontais e possuem contornos bem definidos;

* Cirrus- são finas, fibosas, formadas de cristais de gelo.

Climatologia


Ciência que estuda o clima, o tempo e os fenômenos como a chuva, a seca, os furacões, as geadas, etc.
Muitas atividades humanas dependem da climatologia para desenvolver projetos ou tomar algumas atitudes, entre elas está a agricultura e o comércio.
Atualmente, a climatologia oferece dados e informações cada vez mais precisas, devido ao uso da tecnologia moderna, principalmente os satélites.
A climatologia, nas últimas décadas, vem se tornando cada vez mais importante por causa da ocorrência das mudanças climáticas (aquecimento global), pois através dela podemos perceber o aumento ou a baixa da temperatura do planeta.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Meio Ambiente

1.Justificativa:
Em virtude dos conteúdos dos conteúdos sugeridos para serem estudados no 2º bimestre na disciplina de Formação Humana tratar dos principais problemas ambientais e do entendimento desse conceito, fazer com que os alunos absorvam esses conteúdos de forma concreta e dinâmica observando sua própria realidade.
2. Objetivo Geral:
* Compreender o que é meio ambiente e saber como podemos preservar os recursos naturais no nosso cotidiano;
Objetivos Específicos:
*Reconhecer os principais problemas ambientais;
*Perceber que somos nós mesmos os maiores causadores dos danos ambientais;
*Distinguir paisagem natural e paisagem cultural.
3. Público Alvo:
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
4. Aulas trabalhadas:
26/04/2011
05/05/2011
12/05/2011
19/05/2011
5. Metodologia:
O projeto será apresentado a partir da leitura de um texto: “ O descartável, o lixo e o desperdício”, fazendo uma reflexão sobre os impactos produzidos pelo lixo no meio ambiente e como esse lixo vai para a natureza. Cada um socializa com a turma como age na preservação do ambiente local. Será discutido o conceito de paisagem cultural ou humanizada, como ela transforma o meio natural.
Os alunos criarão frases em cartolina verde com formato de folhas para serem fixadas em um tronco que ficará exposto no fundo da sala.
O professor(a) comentará sobre paisagens naturais e fará a leitura de um poema: “ Relax Ecológico”, onde os alunos ficarão sentados em semi-círculo de olhos fechados, em seguida farão um desenho da paisagem descrita no poema e como eles imaginaram e depois irão fazer uma lista do que eles acham que é certo e errado e socializar com toda a turma.
Será confeccionado cartazes pela turma, dividida em três grupos, cada um mostrando um tipo de paisagem (natural, cultural e natural-cultural).Os cartazes serão comentados e afixados em sala de aula.
Para encerrar o projeto será feita uma aula de campo próximo ao local em que os alunos moram, onde será observada a maneira como os moradores contribuem para a preservação do ambiente local.
6. Avaliação:
Os alunos serão observados passo a passo no desenvolvimento e empenho da realização, apresentação, confecção e exposição dos trabalhos a serem apresentados durante as aulas de Formação Humana.
7. Disciplina(s) envolvida(s):
Formação Humana e Geografia: Professora Aninha Martins.

sábado, 11 de junho de 2011

E.M.E.F. Antonia Irene Martins Araújo / 6ºano







Disciplina: Geografia

Conteúdo: Vulcanismo/Tectônica de Placas
Professora: Aninha Martins

Recursos utilizados:
*Vídeo: Forças da Natureza;
*Textos: A Terra em movimento, Os vulcões e os terremotos, A formação das montanhas.
*Construção de um vulcão em erupção (simulação).

Objetivo:
*Fazer com que os alunos entendam o conteúdo sugerido de forma dinâmica e participativa.

Aula de Campo - E.M.E.F. Antonia Irene Martins Araújo








Meio Ambiente - (Caminhada ecológica)
Local:Parque de Exposição até a Bica do Riachão (cachoeiras)
Disciplinas: Geografia e Formação Humana
Professora: Aninha Martins
Observar:
*Tipos de rochas;
*Tipos de vegetação;
*Tipos de relevo;
*Como é a preservação ambiental;
*Verificar se existem plantações próximas e como essas interferem no ambiente;
*Como os moradores da localidade utilizam as águas e como estes contribuem para a preservação do ambiente;
*Observar os animais silvestres encontrados.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Preconceitos da Língua

Ter preconceito é ter uma ideia pronta antes mesmo de conhecer algo ou alguém, que poderá está totalmente equivocada.
A ideia que muitos tem em relação à fala de diversos lugares ou regiões do Brasil é uma ideia discriminadora que minimiza e inferioriza determinados locais.
Algumas pessoas, principalmente de regiões mais desenvolvidas economicamente, acreditam e e tentam implantar na cabeça das pessoas que a forma como elas falam é a maneira correta, embora também desconheçam o significado de algumas palavras, acam que estas não existem ou estão incorretas.
Essas palavras podem estar incorretas dentro das regras gramaticais, mas os dialetos existem e variam de região para região. O sotaque característico identifica a origem , então ele pode ser entendido como verdadeiro e singular que caracteriza cada povo. Isso mostra a riqueza cultural que existe no nosso país que, embora falando a mesma língua: a portuguesa, trazida pelos europeus, temos outras infuências, principalmente dos índios que antecederam os portugueses e continuamos usando alguns hábitos e palavras.
Atualmente, com acessos a tantas informações e conexão entre todos os lugares do mundo, a nova geração vem percebendo que em cada local existe um vocabulário próprio e uma variedade de utensílios e elementos culturais particulares de cada região.
Diante de tudo isso, será que existem modelos corretos ou errados dentro dessa diversidade cultural?
Ou podemos entender como modelos diferentes dentro de uma mesma nacionalidade?

terça-feira, 29 de março de 2011

Aula Dinâmica - Discutindo sobre o lixo ( 6º ano - Colégio Ipuense )




Passo a Passo:

-Cada aluno pesquisou e trouxe uma amostra de um material que utilizamos no cotidiano e que depois se transforma em lixo;
-Leitura de um texto: "O descartável, o desperdício e o lixo"/Discussão e comentários - Professora Aninha Martins;
- Cada aluno apresentou o material e explicou sobre o seu tempo de durabilidade na natureza, que impactos ele causa no ambiente e como podemos reutilizá-lo.


O descartável, o desperdício e o lixo

Uma montanha de lixo malcheirosa, com urubus e ratos. Isso faz parte da paisagem dos arredores de muitas cidades brasileiras. São os lixões.
Todos os dias, toneladas de lixo são recolhidas de escritórios, casas, aeroportos, escolas, rodoviárias, hospitais, ruas, praias e indústrias e jogadas nos lixões.
Muitas vezes, porém, o lixo é despejado em terrenos baldios ou nas ruas, causando sérios problemas. É que, quando chove, esse lixo é arrastado para os bueiros, que ficam entupidos. Com o tempo, isso provoca grandes enchentes, além de trazer doenças.
Mas, o que é lixo?
O ser humano tem fabricado cada vez mais lixo nos útimos tempos. São resíduos orgânicos, jornais, revistas, garrafas, embalagens, copos de plástico, papel, latas e tantos outros materiais que, uma vez jogados fora, podem permanecer um longo período até serem decompostos, ou seja, desmanchar-se sob a ação de bactérias. Você sabia que, dependendo do material, esse processo pode levar até 500 anos?
Veja o tempo que alguns materiais levam para ser decompostos:
* papel limpo - 2 a 4 anos;
* lata de alumínio - 200 a 500 anos;
* tecidos de algodão - 1 a 5 meses;
* madeira pintada - 10 a 15 anos;
* chiclete - 3 a 8 anos.
O plástico eo vidro não são biodegradáveis, ou seja, naõ sofrem a decomposição pela ação das bactérias.
Contudo, também se desfazem com o passar do tempo, embora, para tanto, levem milhares de anos.
Até bem pouco tempo, os refrigerantes, por exemplo, eram vendidos somente em garrafas reutilizáveis. Atualmente quase todos são colocados em vasilhames de plástico que posteriormente são transformados em lixo.
As indústrias cada vez mais fabricam produtos de pouca durabilidade e, em geral, as pessoas preferem comprar um novo em vez de consertar ou recuperar aquele que está quebrado.
Além disso, muitos produtos são fabricados para serem usados uma única vez e, depois, jogados fora. As pessoas acabam preferindo estes às coisas duráveis. Assim, por exemplo, as fraldas descartáveis são mais utilizadas que as de tecido.
Produtos duráveis são trocados pelos descartáveis. A indústria produz mais, nós compramos mais e fabricamos mais lixo.
Uma atitude que podemos adotar para diminuir a produção de lixo é reutilizar o que for reutilizável e reciclar o que for reciclável.
Reciclar é reaproveitar os materiais que descartamos como lixo. Muitos resíduos podem ser reciclados, como jornais velhos, folhas de caderno, folhas de impressão de computador, envelopes,cartazes, que podem ser usados para fazer papel. Frascos e pedaços de vidro podem ser usados para fazer vidro novo. Restos de ferro, latas de alumínio, cobre e outros metais podem ser reutilizadosna indústria de metais. Muitos tipos de plásticos também podem ser reciclados.

(Autor desconhecido)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Geografia Física X Geografia Humana

Existe realmente essa divisão dentro da Geografia?
Com certeza, diríamos que sim, pois por um lado estudamos as formas de relevo, os tipos de climas, as massas de ar, a tectônica de placas, a atmosfera, o ciclo da água, o ciclo das rochas, as Eras Geológicas, as estações do ano, as correntes marítimas, os biomas, os ventos alísios e tantos outros fenômenos e elementos naturais que são entendidos como Geografia Física.
Já por outro lado, analisamos as relações econômicas, as migrações, o crescimento populacional, as relações políticas e socias e diversos tipos de fenômenos e elementos culturais.
Mas, ao fazermos uma análise mais profunda dessa dicotomia geográfica, percebemos que sem o humano a Geografia não existiria e que nenhum elemento natural é estudado separadamente.
Desde a época das navegações, quando o homem obsevava e descrevia as paisagens ele fazia isso em benefício próprio, como uma maneira de procurar melhorias em sua rota para se chegar ao local desejado e descobrir novos horizontes e riquezas.
Então, podemos perceber que a Geografia Física está totalmente integrada a uma análise humana. Os estudos da Terra são necessários para explicar a atuação do homem no meio em que vivem.

quinta-feira, 10 de março de 2011

ECO-92(Rio-92)/ Rio+10/ Rio+20

Rio-92


Realizada entre 3 e 14 de junho de 1992,na cidade do Rio de Janeiro-Brasil, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento(CNUMAD) tinha como objetivo principal a busca por meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas do nosso planeta.
Represantes de quase todos os países do mundo se reuniram para decidir que medidas tomar para obter a diminuíção da degradação ambiental e garantir a existência das gerações futuras.
Foram formulados documentos importantes, sendo o principal o Agenda 21 que é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento racional do meio ambiente.


Rio+10
Em 2002, a ONU realizou em Joanesburgo-África, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também chamada de Rio+10 que tinha como objetivo principal rever as metas propostas pela Agenda 21 e conciliar as reais necessidades de desenvolvimento econômico e social com a obrigação do planeta continuar habitável para as próximas gerações.
Porém, o evento tomou outra direção, onde foi debatido, quase exclusivamente os problemas sociais e a formação dos blocos de países que quiseram defender apenas seus interesses, liderados pelos EUA.



Rio+20
Em 2012, novamente a cidade do Rio de Janeiro-Brasil será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, visando a renovação do engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta.
Serão discutidos a contribuíção da Economia Verde, ou seja, as ocupações tecnicas ligadas aos setores de energias renováveis e tecnologias de baixo ou zero carbono, e a erradicação da fome e/ou da pobreza, onde a agricultura, nesses tempos de mudanças do clima, será o setor que terá a responder ao desafio de alimentar as populações ameaçadas pelo temível fenômeno climático(Aquecimento Global).

quarta-feira, 9 de março de 2011

A poluição está deixando a Mãe Natureza precocemente grisalha.


A poluição está afetando todo o mundo, por causa dos erros do homem, principal causador de todas as catástrofes ambientais. A temperatura do planeta está descontrolada por causa do aquecimento global.
Já estamos sofrendo as consequências de todo "destempero" ambiental que vem em forma de enchentes, furacões, tisunames, etc.
Então, vamos ajudar a salvar o nosso planeta, cada um fazendo a sua parte!

Émilly Farias /9ºano-Colégio Ipuense
Prof. Aninha Martins






As atitudes erradas que as pessoas tem hoje estão prejudicando demasiadamente todos os seres da natureza, como plantas, animais e todos os demais seres vivos, principalmente os humanos.
Os homens fazem de terrenos baldios, lixões e, esse lixos demora anos para se decompor, inutilizando esse solo.
As fábricas e as grandes indústrias jogam fumaça na atmosfera, adoecendo-a, diminuindo a camada de ozônio, permitindo que os raios ultra-violetas penetrem chegando até nós, causando doenças de pele, intoxicações e outras doenças.
Acho que está na hora de pensarmos um pouco sobre os nossos atos e sairmos, de verdade, em defesa da natureza, antes que seja tarde de mais.

Carlos Aragão(Júnior) /9ºano-Cole´gio Ipuense
Prof. Aninha Martins


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A vida é um emaranhado de emoções

Emoções fortes que dilacera o coração,
que dá um aperto,
que faz sentir falta,
que machuca,
que faz chorar.

Emoções que faz saltitar de alegria,
que traz o sorriso,
que não cabe em si de contente.

Emoção que não se explica,
que faz acelerar o coração,
que transforma tudo em magia.

Emoções frenéticas,
Emoções sensatas,
Emoção de amar!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mohana Mourão, João Vítor Mesquita e Rebeka Rodrigues- Alunos do 9ºano/Colégio Ipuense





"Adolescentes de atitude e criatividade serão pessoas de caráter e brilhantes profissionais."

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O mundo começou sem os homens e vai acabar sem eles.

A afirmação acima está correta, pois os homens estão destruindo o mundo. E, como diz Lenine na sua música Paciência: "A gente espera do mundo e o mundo espera da nós".
Não temos o direito de acabar com a natureza, até por que fomos nós que chegamos depois. O meio ambiente hoje, precisa de nossa compaixão para continuar e nós necessitamos de tudo dele, mas se cada um fizer sua parte a afirmação acima será só mais uma frase.

Mohana Mourão
9ºano



No princípio, o homem não existia, tudo começou sem ele, mas quando passou a existir, Deus não imaginava que ele seria capaz de destruir a si próprio e o resto da criação. O ser humano vai acabar com sua própria raça e o mundo irá acabar sem este ser, que se diz racional.
Será que tem alguma maneira de nos salvar e salvar o mundo? Iremos assistir tudo indo embora e ficar de braços cruzados? Não podemos e nem vamos fazer nada?
Isso depende da consciência de cada um de nós, pois existem várias maneiras de tentar socorrer o mundo, basta querer!


Rebeca Rodrigues
9ºano


Nosso planeta não é mais o mesmo, nós estamos acabando com ele e não nos damos conta disso. Todos nós deveríamos fazer nossa parte. Se hoje, nosso planeta está uma calamidade, imagine futuramente!
Deveríamos evitar as queimadas, desmatamentos, não jogar lixo nas ruas e rios e tentar deixar de fazer tantas outras coisas que o mundo agradece.
Quando estivermos sofrendo, ainda mais as consequências iremos perceber todo mal que causamos a nós mesmos e poderá ser tarde de mais.

João Vítor Mesquita
9ºano

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O mundo está ficando pequeno


Hoje com tantas invenções pode-se afirmar que o mundo está diminuindo. Tanta tecnologia, diversas criações e tudo fica mais próximo.
Por exemplo, antigamente não existia tantos recursos como atualmente e o que acontecia em lugares mais distantes demorava muito tempo para ser transmitido e alcançar, mesmo os lugares mais próximos. Na atualidade fatos ocorrentes no outro lado do mundo chegam em questão de segundos em todo o planeta, através de televisores, internet e outros.


Karoline Timbó
9ºano-Colégio Ipuense
Disciplina de Geografia/Professora Aninha Martins

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Separação...

A alegria de ter estado junto;
O aperto forte no peito da incerteza;
A tristeza pela dúvida do amanhã;
A vontade incontrolável de querer permanecer;
O encantamento com cada gesto, mesmo o mais simples;
E o afastamento do físico.
Estes são os sentimentos de uma separação!

O que é, o que é?

É uma sensação indescrítivel;
É mágico;
Poucas pessoas sentem verdadeiramente;
Supera obstáculos;
Suporta fardos;
Sobrevive ao tempo...

E aí? Adivinhou?
Eu sei "bém" o que é!