Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



quinta-feira, 10 de março de 2011

ECO-92(Rio-92)/ Rio+10/ Rio+20

Rio-92


Realizada entre 3 e 14 de junho de 1992,na cidade do Rio de Janeiro-Brasil, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento(CNUMAD) tinha como objetivo principal a busca por meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas do nosso planeta.
Represantes de quase todos os países do mundo se reuniram para decidir que medidas tomar para obter a diminuíção da degradação ambiental e garantir a existência das gerações futuras.
Foram formulados documentos importantes, sendo o principal o Agenda 21 que é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento racional do meio ambiente.


Rio+10
Em 2002, a ONU realizou em Joanesburgo-África, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também chamada de Rio+10 que tinha como objetivo principal rever as metas propostas pela Agenda 21 e conciliar as reais necessidades de desenvolvimento econômico e social com a obrigação do planeta continuar habitável para as próximas gerações.
Porém, o evento tomou outra direção, onde foi debatido, quase exclusivamente os problemas sociais e a formação dos blocos de países que quiseram defender apenas seus interesses, liderados pelos EUA.



Rio+20
Em 2012, novamente a cidade do Rio de Janeiro-Brasil será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, visando a renovação do engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta.
Serão discutidos a contribuíção da Economia Verde, ou seja, as ocupações tecnicas ligadas aos setores de energias renováveis e tecnologias de baixo ou zero carbono, e a erradicação da fome e/ou da pobreza, onde a agricultura, nesses tempos de mudanças do clima, será o setor que terá a responder ao desafio de alimentar as populações ameaçadas pelo temível fenômeno climático(Aquecimento Global).

Nenhum comentário:

Postar um comentário