Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



segunda-feira, 28 de março de 2011

Geografia Física X Geografia Humana

Existe realmente essa divisão dentro da Geografia?
Com certeza, diríamos que sim, pois por um lado estudamos as formas de relevo, os tipos de climas, as massas de ar, a tectônica de placas, a atmosfera, o ciclo da água, o ciclo das rochas, as Eras Geológicas, as estações do ano, as correntes marítimas, os biomas, os ventos alísios e tantos outros fenômenos e elementos naturais que são entendidos como Geografia Física.
Já por outro lado, analisamos as relações econômicas, as migrações, o crescimento populacional, as relações políticas e socias e diversos tipos de fenômenos e elementos culturais.
Mas, ao fazermos uma análise mais profunda dessa dicotomia geográfica, percebemos que sem o humano a Geografia não existiria e que nenhum elemento natural é estudado separadamente.
Desde a época das navegações, quando o homem obsevava e descrevia as paisagens ele fazia isso em benefício próprio, como uma maneira de procurar melhorias em sua rota para se chegar ao local desejado e descobrir novos horizontes e riquezas.
Então, podemos perceber que a Geografia Física está totalmente integrada a uma análise humana. Os estudos da Terra são necessários para explicar a atuação do homem no meio em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário