Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



terça-feira, 29 de março de 2011

Aula Dinâmica - Discutindo sobre o lixo ( 6º ano - Colégio Ipuense )




Passo a Passo:

-Cada aluno pesquisou e trouxe uma amostra de um material que utilizamos no cotidiano e que depois se transforma em lixo;
-Leitura de um texto: "O descartável, o desperdício e o lixo"/Discussão e comentários - Professora Aninha Martins;
- Cada aluno apresentou o material e explicou sobre o seu tempo de durabilidade na natureza, que impactos ele causa no ambiente e como podemos reutilizá-lo.


O descartável, o desperdício e o lixo

Uma montanha de lixo malcheirosa, com urubus e ratos. Isso faz parte da paisagem dos arredores de muitas cidades brasileiras. São os lixões.
Todos os dias, toneladas de lixo são recolhidas de escritórios, casas, aeroportos, escolas, rodoviárias, hospitais, ruas, praias e indústrias e jogadas nos lixões.
Muitas vezes, porém, o lixo é despejado em terrenos baldios ou nas ruas, causando sérios problemas. É que, quando chove, esse lixo é arrastado para os bueiros, que ficam entupidos. Com o tempo, isso provoca grandes enchentes, além de trazer doenças.
Mas, o que é lixo?
O ser humano tem fabricado cada vez mais lixo nos útimos tempos. São resíduos orgânicos, jornais, revistas, garrafas, embalagens, copos de plástico, papel, latas e tantos outros materiais que, uma vez jogados fora, podem permanecer um longo período até serem decompostos, ou seja, desmanchar-se sob a ação de bactérias. Você sabia que, dependendo do material, esse processo pode levar até 500 anos?
Veja o tempo que alguns materiais levam para ser decompostos:
* papel limpo - 2 a 4 anos;
* lata de alumínio - 200 a 500 anos;
* tecidos de algodão - 1 a 5 meses;
* madeira pintada - 10 a 15 anos;
* chiclete - 3 a 8 anos.
O plástico eo vidro não são biodegradáveis, ou seja, naõ sofrem a decomposição pela ação das bactérias.
Contudo, também se desfazem com o passar do tempo, embora, para tanto, levem milhares de anos.
Até bem pouco tempo, os refrigerantes, por exemplo, eram vendidos somente em garrafas reutilizáveis. Atualmente quase todos são colocados em vasilhames de plástico que posteriormente são transformados em lixo.
As indústrias cada vez mais fabricam produtos de pouca durabilidade e, em geral, as pessoas preferem comprar um novo em vez de consertar ou recuperar aquele que está quebrado.
Além disso, muitos produtos são fabricados para serem usados uma única vez e, depois, jogados fora. As pessoas acabam preferindo estes às coisas duráveis. Assim, por exemplo, as fraldas descartáveis são mais utilizadas que as de tecido.
Produtos duráveis são trocados pelos descartáveis. A indústria produz mais, nós compramos mais e fabricamos mais lixo.
Uma atitude que podemos adotar para diminuir a produção de lixo é reutilizar o que for reutilizável e reciclar o que for reciclável.
Reciclar é reaproveitar os materiais que descartamos como lixo. Muitos resíduos podem ser reciclados, como jornais velhos, folhas de caderno, folhas de impressão de computador, envelopes,cartazes, que podem ser usados para fazer papel. Frascos e pedaços de vidro podem ser usados para fazer vidro novo. Restos de ferro, latas de alumínio, cobre e outros metais podem ser reutilizadosna indústria de metais. Muitos tipos de plásticos também podem ser reciclados.

(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário