Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Preconceitos da Língua

Ter preconceito é ter uma ideia pronta antes mesmo de conhecer algo ou alguém, que poderá está totalmente equivocada.
A ideia que muitos tem em relação à fala de diversos lugares ou regiões do Brasil é uma ideia discriminadora que minimiza e inferioriza determinados locais.
Algumas pessoas, principalmente de regiões mais desenvolvidas economicamente, acreditam e e tentam implantar na cabeça das pessoas que a forma como elas falam é a maneira correta, embora também desconheçam o significado de algumas palavras, acam que estas não existem ou estão incorretas.
Essas palavras podem estar incorretas dentro das regras gramaticais, mas os dialetos existem e variam de região para região. O sotaque característico identifica a origem , então ele pode ser entendido como verdadeiro e singular que caracteriza cada povo. Isso mostra a riqueza cultural que existe no nosso país que, embora falando a mesma língua: a portuguesa, trazida pelos europeus, temos outras infuências, principalmente dos índios que antecederam os portugueses e continuamos usando alguns hábitos e palavras.
Atualmente, com acessos a tantas informações e conexão entre todos os lugares do mundo, a nova geração vem percebendo que em cada local existe um vocabulário próprio e uma variedade de utensílios e elementos culturais particulares de cada região.
Diante de tudo isso, será que existem modelos corretos ou errados dentro dessa diversidade cultural?
Ou podemos entender como modelos diferentes dentro de uma mesma nacionalidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário