Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Meio Ambiente

1.Justificativa:
Em virtude dos conteúdos dos conteúdos sugeridos para serem estudados no 2º bimestre na disciplina de Formação Humana tratar dos principais problemas ambientais e do entendimento desse conceito, fazer com que os alunos absorvam esses conteúdos de forma concreta e dinâmica observando sua própria realidade.
2. Objetivo Geral:
* Compreender o que é meio ambiente e saber como podemos preservar os recursos naturais no nosso cotidiano;
Objetivos Específicos:
*Reconhecer os principais problemas ambientais;
*Perceber que somos nós mesmos os maiores causadores dos danos ambientais;
*Distinguir paisagem natural e paisagem cultural.
3. Público Alvo:
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
4. Aulas trabalhadas:
26/04/2011
05/05/2011
12/05/2011
19/05/2011
5. Metodologia:
O projeto será apresentado a partir da leitura de um texto: “ O descartável, o lixo e o desperdício”, fazendo uma reflexão sobre os impactos produzidos pelo lixo no meio ambiente e como esse lixo vai para a natureza. Cada um socializa com a turma como age na preservação do ambiente local. Será discutido o conceito de paisagem cultural ou humanizada, como ela transforma o meio natural.
Os alunos criarão frases em cartolina verde com formato de folhas para serem fixadas em um tronco que ficará exposto no fundo da sala.
O professor(a) comentará sobre paisagens naturais e fará a leitura de um poema: “ Relax Ecológico”, onde os alunos ficarão sentados em semi-círculo de olhos fechados, em seguida farão um desenho da paisagem descrita no poema e como eles imaginaram e depois irão fazer uma lista do que eles acham que é certo e errado e socializar com toda a turma.
Será confeccionado cartazes pela turma, dividida em três grupos, cada um mostrando um tipo de paisagem (natural, cultural e natural-cultural).Os cartazes serão comentados e afixados em sala de aula.
Para encerrar o projeto será feita uma aula de campo próximo ao local em que os alunos moram, onde será observada a maneira como os moradores contribuem para a preservação do ambiente local.
6. Avaliação:
Os alunos serão observados passo a passo no desenvolvimento e empenho da realização, apresentação, confecção e exposição dos trabalhos a serem apresentados durante as aulas de Formação Humana.
7. Disciplina(s) envolvida(s):
Formação Humana e Geografia: Professora Aninha Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário