Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



domingo, 2 de outubro de 2011

Biodiversidade


Biodiversidade é um conceito recentemente introduzido dentro da ecologia, com a crescente preocupação ambiental e, significa diversidade, ou seja, o número de espécies distintas sejam elas animais, plantas e/ou microorganismos que compõem um determinado ecossistema ou mesmo o próprio planeta.
Desta forma, toda a variedade de vida que compõe um determinado local ou todo o mundo pode ser chamada de biodiversidade.

Níveis e divisões da biodiversidade

A biodiversidade é vista em dois níveis:

*Todas as formas de vida;
*As inter-relações entre a vida e o meio(ecossistemas);

A biodiversidade pode ser dividida em:

*diversidade genética(diversidade de genes);
*diversidade específica(diversidade das espécies animais, vegetais e outras) e a
*diversidade dos ecossistemas.

Principais ameaças à biodiversidade

*Poluição em geral;
*O uso excessivo dos recursos naturais;
*Expansão da fronteira agrícola;
*Expansão urbana e industrial;
*Desenvolvimento sem controle das nações em todo mundo;
*Exploração excessiva de algumas espécies(levando as à extinção);
*Caça predatória;
Biopirataria.

O Brasil é o país com a maior diversidade biológica do mundo. Muitas das espécies brasileiras são exclusivas no mundo.

Biomas

A superfície terrestre apresenta, em toda sua extensão, uma grande diversidade de habitat, que leva a uma grande variedade de seres vivos(biodiversidade). Essa biodiversidade é decorrente da capacidade das espécies de se adaptarem às condições locais, por isso regiões de condições diferentes apresentam espécies distintas.


Biomas Brasileiros

*Bioma Floresta Amazônica - Ocupa a região Norte do país, é a maior floresta tropical do mundo. É constituida por uma enorme variedade de espécies, estima-se que abrigue 20% de todas as espécies do mundo e 1/5 de toda a água doce do planeta, é a principal fonte de madeira de florestas nativas do Brasil.

*Bioma Caatinga - Compreende a área principal do semi-árido, ou seja, todos so estados do nordeste brasileiro e também se estende até o norte de Minas Gerais. O Sertão nordestino é caracterizado pela ocorrência da vegetação mais rala do semi-árido, a Caatinga(Mata Branca). Apresenta três estados, de acordo com o tamanho das árvores: arbóreo(8 a 12m); arbustivo(2 a 5m) e o herbáceo(menos de 2m). A perda das folhas da vegetação é estratégica, sem folhas as plantas reduzem a superfície de evaporação quando falta água. Atualmente há um alto grau de degradação com risco de desertificação. Lá vive as duas aves de maior risco de extinção: a ararinha-azul e a arara-azul-de-lear.

*Bioma Cerrado - É composto por árvores altas e de composição distinta(Cerradão/ Brasil Central, possui árvores baixas e esparsas/ Campo Cerrado, com redução da densidade arbórea). É cortado por três das maiores bacias hidrógraficas da América do Sul: Tocantins-Araguaia, São Francisco e do Prata.

*Bioma Mata Atlântica - Cobria 12% do território nacional, originalmente cobria toda a costa Nordeste, Sudeste e Sul, atualmente 93% da área está devastada. Espécies de árvore imponentes são encontradas no que ainda resta dets bioma.

*Bioma Pantanal(Mato-Grossense) - Patrimônio natural brasileiro. Maior área úmida continental do planeta com grande biodiversidade. Possui chuvas fortes, as cheias chegam a cobrir até 2/3 da área pantaneira.Ainda é uma região pouco expolorada, em relação as outras, mas sofre com a agricultura.

*Bioma Pampas(Gaúcho) - Possui vegetação herbácea dos campos variando entre 10 a 50cm de altura. É contituida pelas matas das araucárias ou pinheiro-do paraná(Mata dos Pinhais). Atualmente a agricultura(milho, arroz), pecuária e indústria reduziram a Mata dos Pinhais a 2% da cobertura nativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário