Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



sábado, 20 de novembro de 2010

Condições climáticas

O aquecimento global é decorrente da poluíção atmosférica e está ligado diretamente às ações dos seres humanos. Os poluentes lançados no ar vem das indústrias, automóveis e da queima de florestas e, junto com os outros gases que existem naturalmente na atmosfera, não permitem que o calor saia, aquecendo cada vez mais a terra.
Esse fenômeno poderá implicar em vários outros fenômenos como, a desertificação dos solos, o derretimento das geleiras, enchentes, furacões e outros.
No estado do Ceará,algumas áreas já se encontram em processo de desertificação: Sertão dos Inhamuns, Baixo Jaguaribe e Região de Irauçuba. Os indicadores físicos de desertificação são, a falta ou escassez de vegetação, presença de plantas rústicas como capim e cacto, afloramento rochoso e sulcos ou vossorocas.São inúmeras as causas da desertificação, como o uso intenso do solo(para a prática da agricultura), extrativismo de madeira, sobrepastoreio, densidade populacional e mineração.As consequências são a perda da biodiversidade, queda da produção agrícola, assoreamento de rios, perda dos solos por erosão, aumento das secas, etc.
Nos grandes centros urbanos acontece outro fenômeno conhecido como Ilha de Calor, que é decorrente da emissão de CO2 liberado pela grande quantidade de veículos,também da pesença de prédios, indústrias, poucas áreas verdes e impermeabilização dos solos, devido o asfalto e o concreto das ruas que provoca também as enchentes urbanas, bastante comum em todas as grandes cidades atualmente.
Então, o homem precisa mudar suas atitudes diante do meio ambiente...

Um comentário:

  1. Olá Aninha,
    Li os textos do seu blog até chegar em seu Zezé.
    Gostei do conteudo.
    Estou querendo fazer um cordel sobre meio ambiente e já me ajudou um pouco também.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir