Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A importância das plantas em nossa vida.

Os vegetais retiram gás carbônico do ar e devolvem o oxigênio.As atividades humanas fazem ao contrário, as fábricas, os carros emitem uma grande quantidade de CO2. Se não existir o verde para filtrar esse gás,em pouco tempo não conseguiremos mais respirar um ar mais rarefeito.
O reflorestamento é muito importante, pois as árvores são responsáveis pelo equilíbrio ecológico, mantendo a terra úmida e fresca.
A mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos corpos d'agua. A mata ciliar também é chamada de mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. A área que abrange a mata ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como AAPP(Área de Preservação Permanente) e possui uma extensão específica a ser preservada, de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente
A agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuíram para a redução de vegetação nas margens dos rios. As plantas são as fundações da biodiversidade e seus significados em tempos de incertezas climáticas. As plantas absorvem gás carbônico enquanto crescem, na forma de biomassa, em suas raízes, flores, folhas, tronco, galhos e frutos. Liberam oxigênio para a atmosfera quando realizam sua forma de respiração(fotossíntese). Além disso, outros fenômenos biológicos como a decomposição do material orgânico(restos de árvores e animais) também liberam gases que contribuem para formação do efeito estufa.

EXPERIÊNCIA:
Foram colocados em recipientes fechados pedaços de vegetais verdes, em um e secos em outro junto com areia até a metade do frasco.Ficaram expostos ao sol durante meia hora.Então, no frasco que continha galos secos não aconteceu nada, já no outro que continha galhos verdes ficou cheio de bolhinhas de água, ou seja, houve evapotranspiraçao.

Texto de Andrews Berk Rodrigues Pereira/ Aluno do 6ºano A
Disciplina de Geografia
Professora Aninha Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário