Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



domingo, 19 de setembro de 2010

Tribo Indígena Tapuya Kariri






Mesmo com tantos avanços tecnológicos, ainda existem pessoas que fazem questão de guardar e viver no seio de suas raízes,embora algumas caracteríticas tenham se perdido no tempo.
Na tribo indígena Tapuya Kariri,que fica em Carnaúbas, distrito de São Benedito, algumas famílias ainda preservam alguns costumes que o "homem branco" ainda não conseguiu apagar.
Eles vivem da agricultura, mas não trabalham somente para sua subsistência,pois poucas terras lhes restam,eles trabalham para alguns latifundiários.Segundo o Pajé,hoje eles não podem mais viver de caça e pesca,pois a vegetação já foi quase toda retirada.
Também não falam mais a "língua-mãe",mas ainda realizam algumas tradições de seu povo,como a dança do Torém, usam as ervas medicinais quando adoecem e usam adornos em dias especiais,como cocar, pinturas,colares e pulseiras.
Na comunidade tem uma escola que funciona numa casinha humilde e conta apenas com uma professora,Luana Kariri.Só funciona o Fundamental II.Recentemente, foi fundado um time de futebol,mas não tem muitos recursos,inclusive fardamento.Na tribo também é vendido o artesanato indígena.
É muito importante que ainda existem pessoas que lutam pela preservação de sua identidade,apesar de todo preconceito que ,muitas vezes,tem que enfrentar.

4 comentários:

  1. Aninha Martins,
    Encantado com o belíssimo trabalho dessa matéria,
    peço autorização para postar a mesma matéria sobre a Tribo Tapuya Kariri no Blog Universitários Kariri: http://universitarioskariri.blogspot.com/
    Saudações,
    Hildegardis ferreira
    Terra dos Kariris
    "Lugar onde nasce o dia!"

    Em tempo: Moro ao sopé da Chapada do Araripe - Crato.

    ResponderExcluir
  2. Verifique no mesmo Blog as poesias de minha autoria:
    Universitários Kariri: Minha Terra, Meu Nordeste
    04 Nov 2010
    Em louvor ao nosso Povo Kaririense
    Universitários Kariri: TERRA DOS KARIRIS
    24 Abr 2010
    Em repúdio às declaração da "paulista" aluna de Direto Mayara Petruso em humilhação aos nordestinos.

    Abraço,
    Hildegardis
    hildegardisferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Comecei a preparar minha próxima postagem, com a letra de uma modinha antiga "Tapuya", que é um "diálogo" entre uma índia (Tapuya) e um branco, quando resolvi saber um pouco sobre a tribo tapuya. Digitando no google, cheguei ao seu blog.
    Vou prepara a matéria e citar o seu blog.

    Um abraço, vou voltar...

    ResponderExcluir
  4. Meus avós eram de Ingazeiras e Tamboril. Sou do Rio de Janeiro. Procuro saber que etnias indigenas ocuparam ou ainda ocupam essa região...

    ResponderExcluir