Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



domingo, 27 de junho de 2010

Festa Junina

Muitos costumes e tradições estão se perdendo, e ao longo do tempo vão dando lugar a outros novos costumes.
As festas juninas são exemplos disso.Nos dias atuais, as fogueiras quase não são mais vistas,principalmente nas áreas urbanas,onde as pessoas vivem uma vida bastante agitada e as novas invenções e descobertas conseguem preencher os espaços de tempo de cada indivíduo.
As quadrilhas ainda estão muito presentes,principalmente nos colégios e outras instituíções,mas são muito diferentes,pouco se usa roupas de chita,fitas coloridas e tranças no cabelo.Atualmente,as roupas são bastante luxuosas,com lantejoulas,vários adereços e muito brilho,esse brilho também está presente na maquiagem,que não conta mais com as buchechas coradas com pintinhas pretas.Os chapeus não são mais de palha,nem a calça é mais remendada com o tecido estampado da camisa.
As coreografias mudaram,dificilmente se vê o "trancelim",o "beija-flor",o "jabaculê" e tantos outros passos.Os marcadores da quadrilha não gritam ordenando cada passo,apenas fazem um sinal aos componentes.
As comidas típicas como a canjica,a pamonha,o bolo de milho e outros,estão sendo substituídos pelo o bolo de chocolate,o creme de galinha e os salgadinhos.
Nas quermeces quase não tem mais as simpatias,as adivinhações,o "caritó".As pessoas não "passam fogo",não existem mais os compadres,padrinhos e afilhados de fogueira.
As festas juninas não são feitas para se divertir e festejar São Pedro,São João e Santo Antonio,mas para fins lucrativos.E as competições que acontecem nos festivais geram rivalidades e isso faz com que as pessoas inovem cada vez mais e o verdadeiro sentido dessa festa vai ficando para trás.



"Passar fogo":
Retira-se uma brasa da fogueira,coloca no chão entre as duas pessoas, segura a mão direita do outro e diz:"São João disse,São Pedro confirmou,para você ser meu(minha) padrinho(madrinha)/afilhado(a)/compadre(comadre),Jesus Cristo mandou.Viva São João!Viva São Pedro!Viva a nós meu(minha)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário