Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



terça-feira, 22 de junho de 2010

Agentes e processos de interferência:degradação e dano ambiental

Qualquer interferência, por pequena que seja,na natureza provoca mudanças em todo globo terrestre.
Todas as entidades sociais discutem essas relações da sociedade com o meio ambiente.E ao ver da maioria das pessoas que discutem essas questões,percebem que o meio natural não pode continuar sendo visto apenas como fonte de matérias-primas ou depósito de lixo.
Esta mentalidade que foi usada em outros tempos, resultou no grande desequilíbrio ambiental que vemos hoje.Muitos são os problemas que estamos enfrentando atualmente,como as poluíções, as chuvas ácidas,o aumento do buraco da camada de ozônio,o aquecimento global,entre outros.
O homem não pensa em consequências futuras,ele age apenas como pede suas necessidades presente.
A urbanização mostra muito bem as marcas das intervenções humanas na natureza.A ocupação do solo,por edifícios,fábricas,indústrias e outros tipos de edificações,de uma forma exagerada,nos grandes centros urbanos mostram como causam danos profundos,devido a falta de infra-estrutura e planejamentos.
A emissão de gases na atmosfera resulta em grandes mudanças climáticas,geralmente elevadas temperaturas na superfície terrestre.O acúmulo desses gases contribuem também para o aumento do buraco da camada de ozônio e o efeito estufa e a concentração desses, sobre as cidades formam as "ilhas de calor" e a má visibilidade, que trazem inúmeras consequências para a população.
Os recursos hídricos também,são gravementes afetados pela ação humana.As queimadas e os desmatamentos são fatores que comprometem negativamente todo e qualquer ecossistema.Isso traz várias consequências como,a extinção de muitas espécies da fauna e da flora,devido a destruíçao de habitats.
É de total responsabilidade do homem preservar toda biodiversidade para seu próprio bem e das gerações futuras.Então,é necessário que haja uma consciêntização na humanidade,na maneira de usar a natureza,sem causar tanta destruíção e desperdício.É preciso reciclar,reflorestar,já!

Um comentário: