Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



domingo, 27 de junho de 2010

Festa Junina

Muitos costumes e tradições estão se perdendo, e ao longo do tempo vão dando lugar a outros novos costumes.
As festas juninas são exemplos disso.Nos dias atuais, as fogueiras quase não são mais vistas,principalmente nas áreas urbanas,onde as pessoas vivem uma vida bastante agitada e as novas invenções e descobertas conseguem preencher os espaços de tempo de cada indivíduo.
As quadrilhas ainda estão muito presentes,principalmente nos colégios e outras instituíções,mas são muito diferentes,pouco se usa roupas de chita,fitas coloridas e tranças no cabelo.Atualmente,as roupas são bastante luxuosas,com lantejoulas,vários adereços e muito brilho,esse brilho também está presente na maquiagem,que não conta mais com as buchechas coradas com pintinhas pretas.Os chapeus não são mais de palha,nem a calça é mais remendada com o tecido estampado da camisa.
As coreografias mudaram,dificilmente se vê o "trancelim",o "beija-flor",o "jabaculê" e tantos outros passos.Os marcadores da quadrilha não gritam ordenando cada passo,apenas fazem um sinal aos componentes.
As comidas típicas como a canjica,a pamonha,o bolo de milho e outros,estão sendo substituídos pelo o bolo de chocolate,o creme de galinha e os salgadinhos.
Nas quermeces quase não tem mais as simpatias,as adivinhações,o "caritó".As pessoas não "passam fogo",não existem mais os compadres,padrinhos e afilhados de fogueira.
As festas juninas não são feitas para se divertir e festejar São Pedro,São João e Santo Antonio,mas para fins lucrativos.E as competições que acontecem nos festivais geram rivalidades e isso faz com que as pessoas inovem cada vez mais e o verdadeiro sentido dessa festa vai ficando para trás.



"Passar fogo":
Retira-se uma brasa da fogueira,coloca no chão entre as duas pessoas, segura a mão direita do outro e diz:"São João disse,São Pedro confirmou,para você ser meu(minha) padrinho(madrinha)/afilhado(a)/compadre(comadre),Jesus Cristo mandou.Viva São João!Viva São Pedro!Viva a nós meu(minha)...

terça-feira, 22 de junho de 2010

OCEANOGRAFIA

Oceanogrfia-Enorme massa de água salgada que cobre 3/4 do planeta,representa um grande reservatório de calor e frio,fornecendo e armazenando a umidade atmosférica e determinando o clima dos continentes.
-QUATRO RAMOS BÁSICOS-
*Oceanografia Física-estudo dos aspectos físicos, tais como densidade,transmissão de calor,temperatura,luz,som e movimentos oceânicos e suas relações com o continente e atmosfera;
*Oceanografia Geológica-estudo do fundo e das margens dos oceanos,descrevendo os aspectos do relevo submarino e composição física e química dos materiais do fundo dos oceanos.Também a ação construtiva(deposição de sedimentos)e destrutiva(erosão)da água sobre a costa submarina,pelas várias formas de ondas;
*Oceanografia Química-estudo da composição química dos sólidos e dos gases dissolvidos nas águas dos oceanos,além dos materiais de suspensão;
*Oceanografia Biológica-estudo da vida do mar,ou seja,o estudo dos processos que permitem o aparecimento e a movimentação da vida no mar.

Agentes e processos de interferência:degradação e dano ambiental

Qualquer interferência, por pequena que seja,na natureza provoca mudanças em todo globo terrestre.
Todas as entidades sociais discutem essas relações da sociedade com o meio ambiente.E ao ver da maioria das pessoas que discutem essas questões,percebem que o meio natural não pode continuar sendo visto apenas como fonte de matérias-primas ou depósito de lixo.
Esta mentalidade que foi usada em outros tempos, resultou no grande desequilíbrio ambiental que vemos hoje.Muitos são os problemas que estamos enfrentando atualmente,como as poluíções, as chuvas ácidas,o aumento do buraco da camada de ozônio,o aquecimento global,entre outros.
O homem não pensa em consequências futuras,ele age apenas como pede suas necessidades presente.
A urbanização mostra muito bem as marcas das intervenções humanas na natureza.A ocupação do solo,por edifícios,fábricas,indústrias e outros tipos de edificações,de uma forma exagerada,nos grandes centros urbanos mostram como causam danos profundos,devido a falta de infra-estrutura e planejamentos.
A emissão de gases na atmosfera resulta em grandes mudanças climáticas,geralmente elevadas temperaturas na superfície terrestre.O acúmulo desses gases contribuem também para o aumento do buraco da camada de ozônio e o efeito estufa e a concentração desses, sobre as cidades formam as "ilhas de calor" e a má visibilidade, que trazem inúmeras consequências para a população.
Os recursos hídricos também,são gravementes afetados pela ação humana.As queimadas e os desmatamentos são fatores que comprometem negativamente todo e qualquer ecossistema.Isso traz várias consequências como,a extinção de muitas espécies da fauna e da flora,devido a destruíçao de habitats.
É de total responsabilidade do homem preservar toda biodiversidade para seu próprio bem e das gerações futuras.Então,é necessário que haja uma consciêntização na humanidade,na maneira de usar a natureza,sem causar tanta destruíção e desperdício.É preciso reciclar,reflorestar,já!

domingo, 20 de junho de 2010

Ramos de Geografia


BIOGEOGRAFIA
A Biogeografia estuda a distribuíção e relações dos seres vivos com o seu meio e as interferências e o convívio com o homem,que difere dos demais seres vivos pela sua capacidade de raciocinar e modificar a natureza.
Ela se preocupa com os problemas do meio ambiente que atingem o homem,problemas esses que ele mesmo criou através dos avanços científicos e tecnológicos, e, que para isso é necessário espaços e a retirada de matérias-primas da natureza.O homem também degrada a flora nativa de diversos lugares,através de queimadas e desmatamentos,entre outros.Diante disso,a fauna tende a desaparecer de seu habitat devido a falta de proteção e más condições de vida,pois há interferências no clima,nas águas dos rios, etc.
A Biogeografia se subdivide em: Fitogeografia (estuda os vegetais) e Zoogeografia (estuda os animais).Estas também, sofrem novas subdivisões, como:
*Florística e Faunística -estuda as causas das ocorrências de determinadas espécies em um espaço;
*Sociológica -estuda as espécies que participam de uma biocenose ou ecossistema;
*Histórica -estuda as causas da distribuíção atual, diferença e extinção das espécies(fauna e flora);
*Fisionômica -estuda as expressões dos seres vivos no mosaico da paisagem;
*Econômica -estuda o valor e aproveitamento econômico das espécies da fauna e da flora;
*Regional -estuda os vegetais e animais que habitam determinada regiãoou geossistema;
*Médica -estuda a distribuíção e causas das pragas;
*Ecológica -estuda as interrelações dos seres com as condições geoecológica do meio em determinados espaços.
A Biogeografia sempre inclui as relações dos seres vivos com o espaço,vendo a dependência entre os próprios seres vivos e o meio ambiente.