Aninha Martins

"O livro traz a vantagem de a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A importância das plantas em nossa vida.

Os vegetais retiram gás carbônico do ar e devolvem o oxigênio.As atividades humanas fazem ao contrário, as fábricas, os carros emitem uma grande quantidade de CO2. Se não existir o verde para filtrar esse gás,em pouco tempo não conseguiremos mais respirar um ar mais rarefeito.
O reflorestamento é muito importante, pois as árvores são responsáveis pelo equilíbrio ecológico, mantendo a terra úmida e fresca.
A mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos corpos d'agua. A mata ciliar também é chamada de mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. A área que abrange a mata ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como AAPP(Área de Preservação Permanente) e possui uma extensão específica a ser preservada, de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente
A agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuíram para a redução de vegetação nas margens dos rios. As plantas são as fundações da biodiversidade e seus significados em tempos de incertezas climáticas. As plantas absorvem gás carbônico enquanto crescem, na forma de biomassa, em suas raízes, flores, folhas, tronco, galhos e frutos. Liberam oxigênio para a atmosfera quando realizam sua forma de respiração(fotossíntese). Além disso, outros fenômenos biológicos como a decomposição do material orgânico(restos de árvores e animais) também liberam gases que contribuem para formação do efeito estufa.

EXPERIÊNCIA:
Foram colocados em recipientes fechados pedaços de vegetais verdes, em um e secos em outro junto com areia até a metade do frasco.Ficaram expostos ao sol durante meia hora.Então, no frasco que continha galos secos não aconteceu nada, já no outro que continha galhos verdes ficou cheio de bolhinhas de água, ou seja, houve evapotranspiraçao.

Texto de Andrews Berk Rodrigues Pereira/ Aluno do 6ºano A
Disciplina de Geografia
Professora Aninha Martins

sábado, 20 de novembro de 2010

Condições climáticas

O aquecimento global é decorrente da poluíção atmosférica e está ligado diretamente às ações dos seres humanos. Os poluentes lançados no ar vem das indústrias, automóveis e da queima de florestas e, junto com os outros gases que existem naturalmente na atmosfera, não permitem que o calor saia, aquecendo cada vez mais a terra.
Esse fenômeno poderá implicar em vários outros fenômenos como, a desertificação dos solos, o derretimento das geleiras, enchentes, furacões e outros.
No estado do Ceará,algumas áreas já se encontram em processo de desertificação: Sertão dos Inhamuns, Baixo Jaguaribe e Região de Irauçuba. Os indicadores físicos de desertificação são, a falta ou escassez de vegetação, presença de plantas rústicas como capim e cacto, afloramento rochoso e sulcos ou vossorocas.São inúmeras as causas da desertificação, como o uso intenso do solo(para a prática da agricultura), extrativismo de madeira, sobrepastoreio, densidade populacional e mineração.As consequências são a perda da biodiversidade, queda da produção agrícola, assoreamento de rios, perda dos solos por erosão, aumento das secas, etc.
Nos grandes centros urbanos acontece outro fenômeno conhecido como Ilha de Calor, que é decorrente da emissão de CO2 liberado pela grande quantidade de veículos,também da pesença de prédios, indústrias, poucas áreas verdes e impermeabilização dos solos, devido o asfalto e o concreto das ruas que provoca também as enchentes urbanas, bastante comum em todas as grandes cidades atualmente.
Então, o homem precisa mudar suas atitudes diante do meio ambiente...

Homem bárbaro X Homem civilizado

Certamente, entendemos que um homem selvagem é um ser ignorante, sem instruções, que não tem conhecimentos e age por impulso.
Já um ser civilizado é aquele que tem conhecimentos,tem discernimentos, sabe distinguir o certo do errado, é bem instruído e pensa antes de agir, ou melhor, age consciênte.
Mas, ao analisarmos os atos do "homem civilizado", ou seja, daquele que frequenta boas escolas,cria estratégias, descobre maneiras de utilizar os elementos que a natureza oferece, vemos que ele também é capaz de produzir uma bomba atômica que destroi cidades inteiras, tira milhares de vida. É esse homem que mata os animais, retira minérios, corta árvores, tudo em favor do seu bem estar, sem se preocupar com os outros ao seu redor.
Ao investigarmos os costumes de um "homem bárbaro",percebemos que ele, mesmo sem escolaridade, possui educação ambiental,só retira da natureza aquilo que lhe é necessário, sem desperdício, guarda e conserva o que tem, mesmo em abundância, para os seus descendentes.
Diante disso, ficamos imaginando: Será que as definições não foram trocadas?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Apresentação de trabalhos de Inglês(8º ano)/Healthy Eating

















Alunos que apresentaram: Beatriz Paiva, João Vítor Mesquita e Cleyton Lucena

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Amar é...

Amar é ver o mundo colorido, mesmo em dias sombrios,
Amar é transbordar de alegria, com apenas um toque no celular,
Amar é acordar sempre de bom humor, pelo simples fato de saber da existência do outro,
Amar é contar as horas para poder ouvir a voz de quem está distante,
Amar é sonhar o tempo todo, mesmo estando acordada,
Amar é permitir que a outra pessoa faça parte a todo instante dos seus pensamentos,
Amar é ficar feliz, mesmo com pequenos gestos.